Turma da Mônica

Turma da Mônica é um grupo de personagens de histórias em quadrinhos criado por Maurício de Sousa,em 1959.

Bidu
Franjinha
A "Turma" na verdade consiste de 14 turmas


  • Cascão Baby - sempre sujo e odeia tomar banho, assim como o Cascão, além de aparecer de macacão azul.
  • Magali Baby - adora comer muito, assim como a própria Magali, e usa um macacão e lacinhos amarelos.
  • Anjinho Baby - assim como o personagem original, o Anjinho adora voar pelo céu e cuidar das estrelinhas. Usa um macacão roxo.
    ANIMAISBidu  · Sansão¹  · Floquinho  · Monicão  · Chovinista  · Mingau  · Aveia
    Mônica

     Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo para casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive para baixo e para cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais.Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país.Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.


    Turma da Mônica: Cebolinha,Cascão,Magali,Chico Bento,Rosinha,Nhô Lau,Zé Lelé.


    Cebolinha 


      Cebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa. Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer “vítima”? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro.


    Cascão - Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio. Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista.
    Magali - Magali é outro personagem baseado em pessoa real. A Magali real é filha do Mauricio (como a Mônica e a Maria Cebolinha ) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.A de verdade comia uma melancia inteira em criança. Daí o personagem seguir seus hábitos. Mas apesar desse apetite todo, Magali continua elegante e feminina. É a única que não vive brigando com a Mônica. Tem um gato, o Mingau, e vive com os pais.

    Chico Bento: Caipira de chapéu laranja, blusa amarela e calça desfiada xadrez azul. Chico tem uma personalidade alegre e costuma defender os animais e a flora de Vila Abobrinha. Ele tem uma namorada, Rosinha. Seu pai é agricultor. O melhor amigo de Chico é seu primo Zé Lelé.
    Rosinha: Namorada de Chico Bento. Embora seja humilde, adora os elogios que Chico faz à sua beleza e é frequentemente paquerada por Genesinho, filho do coronel, embora não dê muita bola às suas investidas.
    Nhô Lau: Fazendeiro de Vila Abobrinha rabugento, que vive tentando dar tiros de sal grosso nos meninos, incluídos no grupo Chico e Zé Lelé, por lhe roubarem goiabas. Em algumas histórias, os meninos lhe ensinam lições e Nhô Lau fica mais afável.
    Zé Lelé: É o atrapalhado e não muito inteligente primo de Chico, assim como seu melhor amigo. Sua falta de inteligência e sua ingenuidade causam certa irritação dos amigos. Seu nome verdadeiro, mencionado em algumas ocasiões, é José Eleutério.







    Horácio é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar.
    Suas histórias geralmente não tem fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.
    • Horácio - tão ingênuo quanto filósofo, Horácio é um filhote órfão de Tiranossauro Rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface. Nasceu de um ovo abandonado ao sol e até hoje procura saber quem é a sua mamãe. É o único personagem cujas histórias são apenas escritas pelo próprio Mauricio.
    • Lucinda - Namorada de Horácio. Vive falando em casamento com Horácio, que sempre tira o corpo fora.
    • Tecodonte - é o melhor amigo de Horácio, mas quase nunca concorda com as ideias "solidárias" deste, como na história em que Tecodonte caiu, mas Horácio não riu dele.
    • Penadinho: Um fantasma baixinho. Geralmente não faz nenhuma maldade, mas às vezes sai para assustar pessoas com seus amigos. É revelado em uma história que tinha pernas altas, mas ficou atarracado, como todos o conhecem, no momento de sua morte: enquanto dirigia seu carro, entrou por acidente num ferro-velho e caiu em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente. Há também outra versão de sua morte, a de que ele estava praticando mergulho sub-aquático, quando veio um tubarão e comeu a cabeça dele.
    • Dona Morte: Representação da morte, sempre muito atarefada. É uma das personagens centrais e principais das histórias do Penadinho. Aparece na maioria das histórias, com ou sem Penadinho e sua Turma, já que aparece por vezes em histórias individuais suas também. Mesmo sendo uma personificação do Ceifador Sinistro, a Morte propriamente dita, ela é uma criatura caridosa e inofensiva.
    • Zé Vampir: Um vampiro meio atrapalhado que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas geralmente se dá mal. É um dos grandes amigos de Penadinho. Apesar disso não leva aos extremos sua sede por sangue. Também não é homossexual, já que só suga mulheres.Paródia do Drácula de Bram Stoker
    • Cranicola: Uma cabeça de caveira que fica sobre uma pedra. Sonha em ter um corpo próprio e serve de bola para as "peladas" da turma.
    • Frank: Um ser criado pelo dr. Frankestóim. Tem muitos dispositivos e geringonças diferentes guardados na cabeça. Só não é lá muito inteligente.Sátira do Frankenstein de Mary Shelley
    • Alminha:Uma fantasminha bonitinha, nada assustadora, que faria o coração do Penadinho bater mais rápido (se ele tivesse um).Todos no cemitério acham que ela é, realmente, a namoradinha do Penadinho. Até que a reencarnação os separe.
      Lobisomem:Sabe aquela lenda de que nas noites de lua cheia um homem se transforma em lobo? Bem, com o nosso personagem acontece exatamente isso.O Lobisomem é meio lobo e meio homem e costuma sair à noite para tentar morder alguém.Parece assutador, mas não é bem assim. Nosso Lobisomem é um sujeito calmo, romântico e meio atrapalhado. Por causa disso, a única coisa que consegue atacar é um osso.
      Muminho:É o habitante mais velho no cemitério.Deve ter comemorado uns três mil anos de morte. Mas continua alegre, bom companheiro da Turma do Penadinho e ainda com uma aparência de menino. Apesar das "ataduras".Ninguém sabe como veio parar no cemitério.Talvez tenha caído do caminhão de mudanças do museu.
      Pixuquinha:Criancinha fantasma que vive fazendo estripulias pelo cemitério.Penadinho está sempre ajudando a tirá-lo de enrascadas.
      Zé Finado:Coitado, até parece que morreu e não sabe. O Zé Finado é assim mesmo.Até agora, não sabe como, quando, nem por que morreu. Sujeito bacana, está sempre disposto a ajudar os outros.Vive numa covinha modesta no meio do cemitério e é amigão do Penadinho.



      • Tina - Amiga, determinada, simpática, linda e com estilo, Tina é caloura na faculdade de jornalismo, e namora o Jaiminho, mas nada sério(tanto que o namoro tem seu fim nas temporadas mais recentes), e é alvo de cantadas de vários garotos. Sua vida se resume a estudos, passeios, namoros e planos para a carreira. Tem 18 anos e sempre tem histórias legais e interessantes para o público jovem. Sua melhor amiga é a Pipa, e seus melhores amigos são o Rolo e o Zecão.
      • Rolo - O bon vivant acha-se o rei do pedaço com as mulheres, mas nem sempre se dá bem. Tem uma moto chamada Zulmira, toca guitarra e finge que sabe surfar. Trabalha em um escritório e sempre se mete em "rolos" tentando achar uma namorada. Seu nome se deve por ter barba e cabelo azul em forma de rolos. Tem uma boa amizade com Tina, e apesar de viver paquerando várias, tem uma queda platônica por ela, que não é muito enfatizada nas histórias. Seu melhor amigo é o Zecão, namorado da Pipa.
      • Pipa - Gordinha e chorona, é a melhor amiga da Tina. É um tanto neurótica e ciumenta quando o assunto se trata de namoro. Namora o Zecão e tenta emagrecer sem sucesso. Faz jornalismo junto com a Tina e está sempre disposta a ajudá-la.
      • Zecão - Namorado da Pipa. Sempre muito largado e distraído, vive mancando com o seu relacionamento, e a Tina é quem o põe para cima quando ele briga com a Pipa e tenta fazer os dois se reconciliarem. Adora futebol, principalmente na TV, e não troca uma cochilada por nada. Seu melhor amigo é o Rolo.



      • Piteco - Um típico homem das cavernas, solteirão convicto. Caçador corajoso e um pouco atrapalhado, seu traço de certa forma lembra o Rolo. Prefere morrer solteirão a se casar - principalmente com a Thuga. Ele aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo" e tem aproximadamente 39 anos. Vive na Aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva.Seu sobrenome,da Silva,não faz sentido porque na pré-história os sobrenomes ainda não tinham sido inventados
      • Thuga - Uma mulher gordinha (lembra a Pipa) que tem como objetivo de vida casar com o Piteco (o que ele recusa firmemente). Insiste e não desiste. Ela também aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo".
      • Bolota - Amigo de Piteco, magricelo, careca e narigudo. É uma espécie de amigo-confidente de Piteco. Ao contrário de Piteco, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.
      • Beleléu - O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.


      • Papa-Capim: Indiozinho brincalhão, morador da floresta Amazônica que odeia os "homens brancos" e que é perfeitamente ligado a natureza. Nunca deixa seu amigo Cafuné na mão e é muito valente.
      • Cafuné: Indiozinho muito medroso, narigudo e brincalhão, é o grande e inseparável amigo do Papa-Capim. Ajuda seu amigo nos seus deveres e o acompanha nas suas aventuras pela mata.
      • Jurema: Representa a figura feminina dos curumins, que é como se chamam as crianças índias. Tem com Papa Capim uma afinidade especial, mas são apenas amigos.

      • Astronauta (1963): Um astronauta brasileiro e herói interplanetário. Seu companheiro de viagem é um computador de bordo. Tem sua origem no interior do Brasil, numa típica fazenda, na pequena cidade de Tangará. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.
      • Ritinha: Inicialmente namorada de Astronauta, sempre presente na memória dele e nas vezes em que visitava a Terra. No entanto, não se sabe o motivo, numa série de histórias publicadas, mostra-se que Ritinha cansou de esperar Astronauta voltar de suas viagens e se casou com outro, Bonifácio, e teve um filho, fazendo Astronauta cair em depressão.
      • Computador: O companheiro de Astronauta é um computador de bordo, estereotipado, com uma tela com uma face humana estilizada. É ele que conversa com o Astronauta e quebra sua solidão jogando com ele partidas de xadrez.

      • Ronaldinho Gaúcho (2006) - Inspirado no jogador de futebol homônimo, a princípio interage com o resto da turma, mas o plano é criar todo um núcleo de personagens secundários para ele.
      • Diego - Fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele.
      • Assis - É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos.
      • Deisi - Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas.


      Vilões da turma inteira

    • Capitão Feio - O vilão que aparece mais nas historinhas. Ele quer sujar o mundo e fazer dele o seu parque particular de poluição e sujeira, além de querer que Cascão seja seu herdeiro, pois sabe que o garoto também adora sujeira. Cascão, apesar de em várias histórias, aparecer como fã do Capitão Feio, é contra sujar o mundo. Seu quartel-general se localiza embaixo do Parque da Mônica, lugar que o Capitão Feio odeia e que tenta destruir. Na Turma da Mônica Jovem, passa a se chamar "Poeira Negra" e torna-se mais poderoso. Foi revelado em Cascão Nº37/Janeiro de 2010/Editora Panini,que o Capitão Feio é tio do Cascão.
    • Seres do Esgoto - Os lacaios do Capitão Feio. São feitos de sujeira, e, no geral, são meio burrinhos. Só fazem o que o Cap. Feio manda, nada mais.
    • Lorde Coelhão - Dono de um exército de coelhos androides, Lorde Coelhão era conselheiro do rei de Cenourando, e tentava casar com Mimi, princesa do planeta. Conta com uma nave gigantesca chamada "Nave Mãe" de onde comanda seu terrível exército. Tem ainda como aliado, o espião Zoiudo. Lorde Coelhão é um vilão inspirado em Darth Vader. Mas atualmente ele quer destruir o Planeta Terra. Lorde Coelhão fez sua 1ª aparição no longa-metragem de 1982 "As Aventuras da Turma da Mônica", A Princesa e o Robô, onde foi dublado por Arakén Saldanha. Recentemente, ele apareceu na Turma da Mônica Jovem.
    • Coelhoides - Integrava o exército do Lorde Coelhão. Existiam os Coelhoides do bem e do mal.
    • Zoiudo - O lacaio do Lorde Coelhão, uma minhoca alada e um tanto puxa-saco. Desempenha atividades de investigação para seu mestre por todo o universo.
    • Rei do Fogo/Pitoco - Um terrível deus pré-histórico, senhor das chamas e labaredas. É um vilão cruel e malvado. Sua primeira aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo (2007). No filme, ameaçou incendiar a Aldeia de LEM, se a Thuga não fosse sua esposa.
    • Cabeleira Negra - Soberana de todos os piratas espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna. A 1º aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo. No filme ela chegou a transformar o Cebolinha em rato, mas este foi salvo pelo Cascão. Recentemente, também apareceu na Turma da Mônica Jovem. Seu nome é Shirley. Na verdade é careca.
    • Piratas Siderais - Gangue de piratas mesquinhos, malvados e gananciosos do espaço sideral. Na verdade, são um bando de robôs, androides e alienígenas fora-da-lei que, no filme Uma Aventura no Tempo, agiam sob o comando da Rainha Cabeleira Negra.
    • Dente-de-Ouro - Bandeirante do mal, regenerado, que descobriu um amuleto mágico capaz de controlar a água. Assim como Deus do Fogo e Cabeleira Negra, sua 1º aparição foi no filme "Uma Aventura no Tempo".
    • Dr. Spam (2005) - Dr. Spam é o oposto de Prof. Spada. Dr. Spam quer dominar o mundo e levar vírus para todos os computadores. Apareceu recentemente na edição 3 da Turma da Mônica Jovem.
    • Alienígenas do planeta Tomba - São extras-terrestres que vivem tentando "dominar" o planeta Terra. Já apareceram algumas vezes no gibi do Cascão e inclusive deixaram um clone em seu lugar. Eles compram presentes para tentar conquistar os terráqueos conforme disse Do Contra em uma das historinhas de Mônica Especial de Natal - n° 1 em que ele não acredita em Papai Noel. Apareceram mais fortes na Turma da Mônica Jovem 3.
    • Penha, a temida - Garota que apareceu primeiramente em “As meninas do bairro das Pitangueiras” em Mônica nº 14, na revista do Cebolinha nº 32 namorou com o Cebolinha e matou a Mônica de ciúmes e tem um “poder” conhecido como “Olhar de desprezo” Que pode deixar qualquer menina em depressão. É uma das meninas do Bairro das Pitangueiras.
    • Agnes, a tenebrosa - Garota que acha que sempre vai ficar doente e prende os passarinhos em gaiolas, como visto em “O sumiço dos passarinhos”. É órfã e vive com os fantasmas dos pais. É uma das meninas do bairro das Pitangueiras.
    • Sofia, a terrível - Garota mais gorda que a Mônica que quase nunca fala, fica quietinha lambendo o pirulito como em “ Tem uma pedra no meio do campinho”, é do bairro das Pitangueiras e quando a Mônica bateu nela, o coelhinho voltou para a própria mônica.
    • Bruxa Xanda - Bruxa que mora no Bairro do Limoeiro. Apareceu na revista Magali n°24 (Editora Globo),na Cascão Nº 18 no final da história de de abertura e já transformou a Mônica numa gatinha na história de abertura da revista Mônica n°19 (Editora Panini).
    • O Ladrão de Fumacinhas - É um cara que rouba fumacinhas de todos com a sua máquina. Apareceu pela primeira vez em uma revista do Cebolinha publicada pela editora Globo, em uma história do Almanaque do Cebolinha republicada em 2006 pela Editora Globo e também apareceu na revista Cascão nº18 da Editora Panini. O objetivo do vilão era sugar todas as famosas fumacinhas que sempre aparecem quando um personagem esta nervoso.
    • Tonhão da Rua de Baixo - O menino que espalha o terror no Bairro do Limoeiro, só perde uma briga contra a Mônica. Implicante, mal humorado e grosso. Conhecido também como Tonhão-Arranca-Toco.
    • Seu Bala - É o dono da Fábrica de brinquedos "A. Bala". Apareceu somente na história "Um sucesso no Natal", onde captura Cebolinha e tenta cortar seu cabelo, pois os cinco fios parecem com um capacete que chegaria as lojas no Natal, a nova invenção de Seu Bala, porém, falha, pois Mônica e Cascão aparecem para salvar seu amigo. Ganancioso, ele só pensava em lucro, mas teve a personalidade mudada graças a uma coelhada da Mônica, quando ficou gentil e generoso com as crianças.
    • Mago Alamazak - É um mago que deseja descobrir o sentido da vida meditando, mas é sempre perturbado por alguém da Turma. Ele apareceu num gibi do Cebolinha da Editora Globo, e do Cascão e Magali da Panini.
    • Seu Fubá - Um cozinheiro frustrado que tenta roubar as receitas da Tia Nena
    • Paçoca - Ajudante do Seu Fubá. Atrapalhado, sempre estraga os planos.
    • Homens Metálicos - São vilões dos anos 70. Apareceram em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar o panetone nas terras de Maio.
    • Bringo - Vilão dos anos 70 é um cachorro que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de natal nas terras de Julho.
    • Joni - Vilão dos anos 70 é um cachorro ajudante de Bringo que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de Natal nas terras de Julho.
    • Bruxa dos Botões - É uma bruxa que vive roubando os botões da turma. Apareceu em Cascão 12 editora panini.
    • Boneca Tenebrosa - É um presente dado pelo pai da Magali,que tenta explodir a casa da Magali e tem como bordão "Medo,terror,escuridão".
    • Bruxa Viviane - É uma bruxa que vive em uma caverna em baixo da Rua do Limoeiro. Ela sempre tenta dominar o mundo com os poderes da lua, sendo sempre atrapalhada por Magali. Aparenta ser jovem e é muito bonita. Tem um assistente gato chamado Boris. Aparece na TMJ 26, 27 e 28, onde está mais velha e tem uma filha chamada Ramona que adora plantas e a terra e não quer ser uma bruxa má como a mãe deseja. Menciona-se que o pai de Ramona foi para a selva Amazônica e adora plantas e terra como a filha. Na TMJ 26, 27 e 28, a bruxa Viviane tenta pegar as habilidades da turma para dar a filha para que ela se torne a maior bruxa de todos os tempos.
    • Boris - O gato preto encantado ajudante da Bruxa Viviane. Ele na verdade é humano, mas prefere ser gato. Foi transformado em gato pela bruxa Viviane.
    • Yuka - Rainha má do Japão, aprisionada por uma pedra lunar durante 400 anos, libertada graças ao Poeira Negra (Capitão Feio).

    Vilões do Cebolinha

    • Mônica (em sua visão) - Alvo principal de seus planos 'infalíveis", para ele é considerada mais ou menos uma vilã, ele quer derrubá-la para ser o dono da rua.
    • Seu Bala - Antes da coelhada da Mônica, seu bala era malvado, e após lançar um capacete e ver que o cabelo dele tinha a mesma forma, queria cortar o cabelo do cebolinha.
    • Louco - É um homem louco que nas histórias do Cebolinha aparece com muitos empregos. Ele é considerado um vilão por atordoar o Cebolinha, mais ele atordoa o seu cebola também e geralmente confunde o nome do Cebolinha com Cenourinha. Aparece na Turma da Mônica Jovem aparentemente curado de sua loucura, atuando como professor. Seu nome foi revelado em uma revistinha, Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira.
    • Dudu (em sua visão) - Por ele o Dudu é o rei dos chatos por causa do seu falatório que atrapalha seus planos.
    • Papagaio Copião (2007) - É um papagaio copião que se passa pelo Cebolinha falando mal dos outros com sua mesma voz e jeito de falar, Ele imita toda a turma, apareceu em uma revista do Cebolinha e uma do Cascão.


    Vilões da Magali

    • Viviane, a Bruxa da Lua (1998) - Vilã ligada às histórias da Magali, é uma bruxa que pretende conseguir os poderes da Lua para dominar o mundo. É uma mulher muito bonita, e tem como animal de estimação o gato falante Bóris. Apareceu mais em revistas da Magali, da Editora Globo, mas também em uma do Parque da Mônica (N° 20) da Editora Panini. Ela odeia a Magali.

    Vilões do Cascão

    • Doutor Olimpo - Principal vilão do Cascão (é interessante que todos os vilões têm o Cascão como alvo principal), mas esse, em vez de sujar o mundo, quer limpá-lo, incluindo o Cascão, o que faz de Olimpo um vilão.
    • Sapóleo - É o ajudante burro do Dr.Olimpo, que sempre leva culpa dos planos falhados. No começo, O Doutor Olimpo o chamava de Zé.
    • Cremilda e Clotilde (1982) - Mais vilãs que querem limpar o Cascão. Gêmeas com uma incrível mania de limpeza, frequentemente são contratadas para serem babás dele. Curiosamente, Cascão não tem por elas qualquer sentimento negativo.
    • Lara e Luísa (2007) - São as sobrinhas da Cremilda e Clotilde. Também chamadas de Lá e Lú, elas também têm mania de limpeza (para azar e pavor do Cascão). Apareceu pela primeira vez na história "As Gêmeas Lá e Lú".
    • Esponja maligna (2007) - Uma velha esponja que quis se vingar no almanaque nº 2 do Cascão em 2007, no final outra menina a encontra, ela dá língua ao Cascão, que diz que assim ela seria mais feliz.
    • Cumulus, o homem-nuvem (2010) - Um homem que teve seu emprego perdido como homem-da-previsão-do-tempo na televisão por causa de Cascão, então ele fez uma poção que o transformou em vapor. Pesquisou sobre o passado de Cascão e resolve dar um banho nele, porém é impedido por um ventilador. Apareceu pela primeira vez na história "É o Cúmulo, Mesmo!".
    • Paty (2009) - Uma menina mimada que tenta a qualquer custo dar um banho nele, já que acha que as brincadeiras do Cascão são ridículas. Apareceu pela primeira vez na história "O Grande Desafio".


    A turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas.

    [editar] Países de Língua Inglesa

    Monica's gang
    Personagens: Monica (sem acento), Jimmy Five (Cebolinha), Smudge (Cascão), Maggy (Magali), Bucky (Titi), Franklin (Franjinha), Nimbus, Sunny (Xaveco), Mary Angela (Maria Cebolinha), Vic Vampir (Zé Vampir), Bug a boo (Penadinho), Nick Nope (Do contra), Pitheco (Piteco), Chuck Billy (Chico Bento), Tina e outros.

    [editar] Itália

    La banda di Monica
    Personagens: Monica (sem acento), Cipollino (Cebolinha), Patacca (Cascão), Magali, Tito (Titi), Frangetta (Franjinha), Nimbus, Gaio (Xaveco), Maria Cipollino (Maria Cebolinha), Vic Vampiro (Zé Vampir), Fantasmino (Penadinho), Osti Nato (Do Contra), Piteco, Tynna (Tina) e muitos outros.

    [editar] Indonésia

    Monika dan kawan kawan
    Os gibis já são publicados lá desde 1997: Monika, Jimmi Lima (Cebolinha), Dekil (Cascão), Meggi (Magali), Kishtinna (Tina) e Ciko Bento (Chico Bento).

    [editar] Países de Língua Espanhola

    Mónica y su pandilla
    Personagens: Mónica (Monica), Cebollita (Cebolinha), Cascarón (Cascão), Magali, Tití (com acento), Franjito (Franjinha), Nimbus, Xavier (Xaveco), Maria Cebollita (Maria Cebolinha), Contreras (Do contra), Tinna (Tina) e outros.




    • Família Cebola

      [editar] Maria Cebolinha

      Bebezinha, irmã caçula do Cebolinha. Inspirada na filha mais velha de Maurício; Mariangela. Cebolinha é o único dos principais que possui uma irmã. Os demais (Mônica, Cascão e Magali) são filhos únicos, apesar de Magali possuir uma relação de irmã mais velha para com Dudu, que na verdade é seu primo.

      [editar] Salsinha

      Irmão caçula do Cebolinha e Maria Cebola, acabou ganhando o nome de Salsinha, mas depois de um tempo acabou sumindo sem explicações.

      [editar] Dona Cebola

      É a mãe de Cebolinha e de Maria Cebolinha. Ela gosta de seus filhos, mas não aceita quando Cebolinha aborrece sua irmã que logo recebe uma bronca. É cuidadosa com os afazeres domésticos, deixando a casa sempre impecável.

      [editar] Seu Cebola

      É o pai de Cebolinha e de Maria Cebolinha, e se parece muito com seu filho, mas não troca as letras. É trabalhador, atencioso, compreensivo e carinhoso com sua família. Em uma história seu verdadeiro nome é revelado: Cebolácio Cogumélio da Silva .

      [editar] Floquinho

      Floquinho é o cachorrinho de estimação do Cebolinha. De cor verde, e com uma pelagem super-original, espalha a dúvida por onde passa: está indo ou andando de costas? De que lado é o focinho? É um cachorro, mesmo? Numa história, foi revelado que é da raça lhasa-apso.

      [editar] Louco

      Louco é uma personagem obviamente louco. Consta que mora num hospício próximo da casa do Cebolinha. Por isso vive atazanando o coitado. Está sempre provocando situações absurdas e loucas, porém sem má intenção alguma. Á partir dos anos 90, consta que fugiu do hospício e passa a morar em sua própria casa, uma casa recheada de uma decoração louca e inimaginável, onde quadros e enfeites ganham vida própria.

      Outros personagens


    • Franjinha (1959) - O menino-cientista da Turma. Inspirado no próprio Mauricio quando este tinha dez anos. Está sempre fazendo experiências em seu laboratório e faz muitos inventos, suas principais invenções são as máquinas do tempo que foi tema do filme Uma Aventura no Tempo. É apaixonado pela Marina, menina que admira tanto pela beleza quanto pela inteligência, e tenta conquistá-la com suas invenções que, na maioria das vezes, falham. Franjinha e Bidu foram os primeiros personagens criados pelo Mauricio de Sousa.

    • Anjinho (1964) - O anjo da guarda da turma, que desce das nuvens para se misturar com as crianças e protegê-las de algum acidente, se possível. Seu maior problema é quando a turma de moleques apronta com a Mônica. Daí não consegue evitar as coelhadas que Mônica distribui para todos os lados nos meninos. Às vezes sobra até para ele. Volta e meia tem que dar uma subidinha para "receber ordens", mas volta correndo para continuar brincando com a Turma. Em sua primeira aparição, está de castigo na Terra por ser um anjinho arteiro. É nessa época que conhece o Cebolinha e o resto da Turma.

    • Xaveco (1963) - Sua principal característica é não possuir característica nenhuma (o fato de ele ser "o" personagem secundário tem sido uma piada recorrente em tempos recentes). Ele é o único personagem a ter os pais divorciados e uma irmã mais velha chamada Xabéu. Numa tira ele havia mencionado um irmão, que nunca apareceu. Anteriormente, seu nome era escrito com "Ch", pois seu cabelo lembrava a forma de uma chave. Antigamente ele usava um vestido (na verdade era apenas um camisão), então ele passou a usar os famosos "shortinhos". Recentemente, os pais de Xaveco se separaram e Xaveco passa alguns fins-de-semana com ele em várias historinhas engraçadas em clima "Pai e Filho". Xaveco sempre tenta ver o lado positivo de tudo. Apesar de seus pais estarem divorciados, se dão muito bem, participaram até de um programa de televisão, o "barraco entre famílias" e venceram da família do cebolinha. Atualmente, tem aparecido com mais frequência nas histórias, contracenando principalmente com o Cebolinha.

    • Titi (1960) - (Timóteo) Menino dentuço como a Mônica, vive dando em cima de outras garotas apesar de ter uma namorada, a Aninha. Recentemente, passou a integrar a Turma do Bermudão. Se sente excluído da turminha, as vezes.

    • Aninha (1970) - Namorada do Titi. Muito ciumenta, odeia quando o namorado paquera outras garotas e faz o maior escândalo quando o pega no flagra ou vê pistas de suas paqueras, mas sempre se reconciliam. Na Turma da Mônica Jovem, as coisas parecem se inverter, e Titi é quem demonstra sérios ciúmes dela, como visto no Turma da Mônica Jovem Nº12.

    • Jeremias (1960) - Por muito tempo foi o único menino negro da turma. Sempre usa boné pensando que era para esconder o fato de que ele é careca, embora todos saibam disso; mais tarde foi revelado que o boné era de um avô. Assim como Franjinha e Titi, ele é mais velho que os personagens principais da Turma e hoje faz parte da Turma do Bermudão. Hoje, ele é pintado de marrom, mas antigamente (mais precisamente no anos 70) ele era pintado de preto.

    • Manezinho - (Manuel) Apareceu nas primeiras edições da revista da Mônica e depois andou sumido. Ultimamente, voltou à categoria de personagem secundário, integrando a Turma do Bermudão, sua família é portuguesa e ele é parente do Antônio Alfacinha.

    • Dudu (1989): Amigo e vizinho direto da Magali, é tido como irmão caçula dela (na verdade, nas temporadas mais recentes, mais precisamente em 2003, é revelado que os dois são primos, sendo que o pai dela é irmão da mãe dele). Dudu é o oposto dela, não tem apetite, geralmente ele nem toca no almoço que sua mãe prepara, reclamando do almoço. Aliás, costuma reclamar de muita coisa, inclusive do Mingau, (a quem chama de Pudim), e de quem morre de medo, o que faz Magali o achar um chato, por essa razão e por ser mais novo que a maioria dos personagens, tenta brincar e aprender (ou mesmo aprontar) com eles, mas é evitado por muitos. Apesar disso, é mimado pelos pais e protegido pela Magali, sendo que tem um ciúme dela, principalmente quando ela está com o namorado Quinzinho. Também é dono de uma inteligência invejável (e cômica) para sua idade.

    • Maria Cascuda : Namorada do Cascão. Muitas vezes se mostra sujinha como ele, mas não concorda com os hábitos sujos dele, e concorda que ele deveria tomar banho. Entre as meninas, é colega da Mônica e Magali, mas muitas vezes Carminha Frufru tenta jogá-la contra as duas, criando fofocas e afins. Seu nome verdadeiro é Gabriela Silva, revelado em algumas histórias.

    • Quinzinho: Namorado da Magali. Trabalha com os pais em uma padaria e sempre leva alguns quitutes para ela. Ele, por namorar a Magali, é alvo dos ciúmes do Mingau e do Dudu, uma vez em que a Magali dá mais atenção a ele do que a eles. Seu pai, o Seu Quinzão não aprova seu namoro, pois pensa que isso um dia o poderá levar a falência. Porém, ele acaba sempre cedendo à felicidade do filho, e o deixa continuar o namoro.

    • Humberto (1960) - Não fala, pois nasceu com um tipo raro de paralisia cerebral. Comunica-se com a linguagem de sinais, que é representada por um balão de fala em formato de mão - ou por meio de murmúrios "hum-hum" na tentativa de se expressar verbalmente com quem estiver próximo a ele. Quando alguém pergunta algo a ele, nem sempre entende a resposta.

    • Do Contra (1994)- O personagem Do Contra, a exemplo de outros personagens da Turma, é baseado em um filho de Maurício, homônimo ao pai. O personagem possui uma "aura" de contradição que, aparentemente funciona com animais, diz amar a Mônica mas o Cebolinha já conseguiu fazê-lo participar de um plano infalível, indiretamente. Nas historinhas ele é irmão mais novo de Nimbus, que também é baseado em um dos filhos do Mauricio, Mauro. Na Infância, o Mauricinho costumava ter alguns hábitos estranhos, como mostra o "Mônica 40 anos", ele comia arroz com melancia e não torcia para o Brasil nas copas. Do Contra demonstra gostar da Mônica. Tanto que em uma historinha ele se declarou, mas Mônica não sabia se ele estava falando ao contrário ou de verdade.

    • Nimbus (1994)- Este, que é o irmão mais novo de Do Contra, também é baseado em um filho de Maurício, Mauro. É muito amigo do Cascão por possuir medo de trovões, mas, não de água. Sabe fazer a previsão do tempo e truques de magia, o que às vezes o metem em sérias enrascadas e que também agrada as meninas.

    • Marina (1994)- Baseada em uma filha homônima de Mauricio, assim como Mônica, Magali e Mariângela (Maria Cebolinha) assim como sua inspiração, tem uma exímia habilidade de desenhar e, mesmo no gibi é filha do Mauricio, de quem ganhou um lápis mágico que é capaz de dar vida aos desenhos e, que já lhe causou inúmeras encrencas, principalmente porque vive perdendo este. Ela parece ser bem amiga do Franjinha, que é apaixonado por ela. Tem um medo tremendo de cachorros, especialmente do Monicão.

    • Luca (2004) - Seu apelido é Da Roda por andar em cadeira de rodas, mas nem por isso deixa de se comportar como uma criança normal. Sua cadeira (motorizada) tem funções especiais criadas pelo Franjinha. Seu nome de trabalho era "Paralaminha" (referência a Herbert Vianna de Os Paralamas do Sucesso). Ele sabe nadar muito bem e é um ótimo jogador de basquete. As meninas o consideram o "maior gatinho", como Mônica. Ele aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo".

    • Dorinha (2004) - Uma menina cega que tem a ajuda de seu cão-guia Radar e, é claro, de toda a turminha para guiá-la. Inspirada em Dorina Nowill, amiga de Mauricio. Assim como o Luca, não deixa de se comportar como uma criança normal. Ela já nasceu cega e não sabe exatamente a aparência das coisas, mas, como ela mesma diz, pode imaginar. Ela tem os outros sentidos muito apurados. Numa revista do Cebolinha, mostraram que a cor dos olhos da Dorinha são azuis. Sua mãe a ajuda com as roupas, Dorinha está sempre Fashion e ás vezes até lança tendências de moda no bairro.

    • Bloguinho (2004) - Suas falas são repletas de emoticons e abreviações comumente utilizadas na internet. Usa óculos, assim como o irmão, Teveluisão, porque eles vivem grudados na telinha (ele no computador e o outro na televisão). Seu cabelo tem a forma de um arroba (@).

    • Teveluisão (1963) - O nome já diz tudo: é um menino que adora ver televisão. Ele é irmão do Bloguinho, e participa de histórias que levam as crianças a ver que o mundo é bem mais legal do que ficar trancafiado em casa apenas assistindo televisão. Em uma revista do Cebolinha mostra ter uma certa paixão por Dorinha.

    • Zé Luís (1960) - Menino de óculos, o mais alto da turma. Junto com o Teveluisão, faz parte dos mais velhos da turma. Possui aproximadamente 13 anos, é inteligente e vive ajudando os garotos da Turma nas matérias da escola. Curiosidade: já foi irmão mais velho da Mônica quando foi criado.

    • Xabéu: A irmã mais velha de Xaveco, não gosta muito das brincadeiras do irmão, pois se acontece algo mais grave, ela acaba levando a culpa. Seu nome completo é Xabéu Lorota. A princípio deveria ser Loreta, mas o escrivão se enganou. Ela é uma adolescente cheia de atitude, roqueira, tem uma tatuagem no braço direito e não gosta de se misturar com meninas fúteis e patricinhas. Xabéu, por ser bonita, faz todos os meninos do bairro se apaixonarem por ela. Ela também trabalha como babá da turma (Dudu, Cebolinha, Mônica, etc.) de vez em quando para juntar uma graninha. Ela substituiu o irmão do Xaveco que ele havia mencionado numa tira, mas nunca apareceu. Xabéu é loira, geralmente está de rabo de cavalo, e quase sempre traja um jeans azul claro.

    • Denise (1989) - Antigamente, Denise era apenas mais uma personagem secundária, que aparecia às vezes como a melhor amiga da Carminha Frufru. É uma boa amiga, mas as vezes é fútil, falsa e adora fofoca. Já foi loira, morena, ruiva e usou os mais variados penteados e figurinos. Isso é explicado na história "O Concurso De Denises". A história explica-nos os diferentes tipos de cabelo da Denise de uma forma muito simples: todas as "Denises" contratadas para as historinhas se despedem devido ao fato de serem uma personagem secundária sem importância. Até que é revelado que a Denise original tem o cabelo castanho.

    • Robertinho - Considerado pela Mônica, Magali e por algumas outras meninas como o mais fofo do bairro, o moreno de cabelos lisos (às vezes crespos) é um garoto educado, e diferente de Fabinho ou Ricardinho, não é arrogante. Muitas vezes inventa desculpas ou situações para disfarçar suas intenções, por mais que boas.

    • Reinaldinho - Loiro de cabelos cacheados, é outro galã da turma que mora na rua de baixo. É do tipo mais tímido e introvertido, e assim como Robertinho, é um garoto meigo e simpático, apesar de perder a paciência com as tentativas constantes de algumas meninas (como a Mônica) em conquistá-lo (geralmente o envolvendo nas situações mais loucas). Apareceu pela primeira vez na história Como atravessar a sala, onde é chamado de Ronaldinho, e tem uma personalidade finese combinada com um ressaltado jeito afeminado.

    • Seu Juca (1982) - Aparecia sempre de emprego novo nas historinhas da Turma e acabava enlouquecendo e fugindo quando Mônica e seus amiguinhos apareciam para "ajudar". E em cada "ajuda" Seu Juca acabava severamente encrencado e tinha como consequência principal nova demissão por justa causa (que de justa, pelo menos para ele, não tinha nada). De tanto perder empregos, ficou com medo da Turma e frequentemente é visto internado em hospícios. Uma vez já foi para roça do Chico Bento.

    • Prof. Spada/Dr. Spam - De um lado está o Professor Spada, que é um simpático professor e técnico em informática. Este, quando é atingido por um curto circuito, se transforma no diabólico Dr.Spam, que tem o poder de se dissolver fisicamente em informações digitais para assim invadir sistemas eletrônicos e navegar na internet como vírus/spam. O personagem foi baseado em mais um filho do Mauricio.

    • Carminha Frufru(1990) - Uma garota rica, metida e um "tanto" esnobe. Os meninos do bairro se derretem quando a vêem. Vive tentando estragar o romance dos outros, especialmente Magali e Quinzinho. É rival da Mônica principalmente quando se trata da mesma estar paquerando o Fabinho, Reinaldinho, ou qualquer outro inho.

    • Fabinho Boa Pinta - Um menino muito bonito e arrogante que mora na "rua de cima". Seu nome verdadeiro é Fábio Palhares da Fonseca. Mônica é apaixonada por ele e conta isso apenas para Magali, mas a rua inteira já sabe. No filme cine gibi 3, ele era Ricardinho.

    • Ricardinho - Outro galã da turma, e outro alvo constante das paqueras da Mônica, apesar de tomar esse fato como vantagem, muitas vezes esnobando-a, ou mesmo provocando-a de alguma maneira. Ricardinho não é amigo de Cebolinha ou de Cascão, mas indiretamente já se juntou a eles algumas vezes para provocar a Mônica. Se faz presente em Cine Gibi 3, contendo as mesmas características de Fabinho(loiro de cabelo liso), o que gera algumas dúvidas sobre quem é quem, uma vez em que aparecem os dois em algumas histórias (como em "Mônica apaixonada não liga pra mais nada!"), Ricardinho é muito mencionado, e Fabinho faz uma breve ponta no final. Aparentemente os dois são bons amigos um do outro. Ambos ainda não fizeram nenhuma aparição em "Turma da Mônica Jovem".

    • António Alfacinha (2007) - Alfacinha é o irmão caçula português do Manezinho Manuel) que veio morar no Brasil. Alfacinha é um grande amigo do Cebolinha. Alfacinha tem um amor platônico pela Mônica. Alfacinha apareceu no gibi do Cebolinha nº7 da Editora Panini. Aparentemente ele é chamado de alfacinha por causa de sua descendência lusitana.

    • Nico Demo (1966) - O pestinha da turma. Apesar do nome e da aparência, não é realmente mau. Suas estripulias são pura molecagem, não chegando à crueldade ou ao cinismo. Aparece brevemente em uma historia da Magali: Enquanto acontece todos os tipos de confusões pelas costas de Magali, a garota só se importa em ficar olhando para a vitrine de um restaurante e Nico aparece no meio da briga só uma vez. Recentemente, tem protagonizado algumas histórias.

    • Ursinho Bilu - Personagem de revistinhas e programa de televisão - A Hora do Ursinho Bilu.As meninas os adoram falando que ele é cuti cuti,os meninos também assistem,mas não com tanta freqüencia,em algumas histórias é motivo de gozação,mas todos gotão do Ursinho Bilu.

    • Capitão Pitoco - Personagem de gibi e programa de televisão, adorado pelos meninos do bairro. Tem super-poderes e um inimigo: Doutor Borboleta. Aparentemente, tem como maior fã, o Cascão.

    • Estrelinha Mágica (1988) - Personagem que não aparece mais nas histórias do Mauricio.

    • Leleala - A Legião dos Leitões Alados (Leleala) são 3 porquinhos anjos absolutamente anormais que estão aí para proteger qualquer animal que esteja em perigo. Nessa roubada já entraram o Chovinista, o Torresmo e o próprio Cascão. Fizeram sua estréia nos anos 90 na revista do Cascão. Eles voltam para as histórias na revista da Mônica nº3 da Editora Panini. Em Mônica 12 da Panini são revelados seus nomes: Pierre, Pablo e Sebastian.

    • Tikara Sasaki (2008) - Personagem criado por Mauricio de Sousa para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Já apareceu no gibi da Mônica nº18 – junho de 2008. Até hoje não reapareceu em nenhuma outra história. Ele aparenta possuir uma queda por Keika Takeda.

    • Keika Takeda (2008) - É a amiguinha de Tikara, que cujo nome significa "aquele que acrescenta bravura, pureza, integridade e honestidade". Também não apareceu novamente ainda e provavelmente possui uma queda por Sasaki.

    • Massaro Sasaki (1972) - É outro personagem descendente de japoneses. Ele apareceu primeiramente na revista Mônica nº31, no ano de 1972. Mais tarde ele apareceu num almanaque especial de esportes em 2002, e a seguir em 2008, na Mônica nº18, na 1ª revista de Tikara e Keika. É primo do Tikara, e diferente deste, não consegue falar sem ter um sotaque japonês.

    • Soninha - Já foi revelado que a Denise tem uma irmã, apareceu na revista Magali N°19 (Editora Panini)- Julho de 2008 e foi falado na edição Mônica Nº16 (Editora Panini) - Abril de 2008.

    • Carmem da Esquina - É uma mulher gordona e emburrada que usa um coque horrível no alto da cabeça e mora no casarão da esquina. Ela não precisa trabalhar porque é dona de metade das casas do Bairro do Limoeiro. Ela odeia crianças e principalmente a turminha.

    • Xavecão - É o pai do Xaveco e Xabéu Lorota. Ele e sua mulher são separados e moram em casas separadas, mas se dão bem. Está pouco adaptado a nova vida de solteiro e não sabe realizar as tarefas caseiras mais simples. Os filhos (Xaveco e Xabéu) sempre passam o final de semana em sua casa.

    • Cecília e Durval - Pais do Dudu. A mãe, é dona-de-casa e tem como desgosto, tentar fazer o Dudu comer, mas sem grandes resultados. E o pai, de sobrenome Moreno, tenta ludibriar o garoto com as histórias mais absurdas. Ambos sofrem nas mãos do peste.

    • Carlos e Elza - Pais do Franjinha, conhecem e incentivam o gosto do filho pela ciência, embora não saibam o tipo de experiências que ele faz no laboratório, acreditando que ele apenas brinca com seus conjuntinhos de química. Ele é um advogado criminalista e ela é uma típica dona-de-casa.

    • Nimbão e Keiko - Pais dos irmãos Nimbus e Do Contra. O pai é meteorologista e a mãe é uma dona-de-casa.

    • Tiazinhas Politicamente Corretas - São "tiazinhas" que às vezes aparecem nas histórias. Elas sempre fazem críticas das historinhas da Turma. Elas mandam cartas ou falam com o pessoal do estúdio.

    • André - Menino com autismo. Já saiu em um gibi recentemente.

    • Cenourinha (1971) - Irmão do Cebolinha com quem o Louco sempre o confunde, substituído posteriormente pela Maria Cebolinha.

    • Boa-Bola - Jogador de futebol primo do Cascão. Foi o primeiro personagem representante de futebol da Turma da Mônica.

    • Seu Jura do Armazém - Ele é dono de um armazém. Nunca apareceu numa historinha, apenas foi mencionado várias vezes pelos personagens. Sua loja é apresentada na revista Mônica Nº35 - Aventuras das Arábias!, da Editora Panini.

    • Dalila - Ela é a namorada do sansão. quando a mônica erra o alvo. Ela é cor de rosa e tem um pequeno laço roxo na cabeça. Só aparece em revistas promocionais.

    • Cremilda e Clotilde - Duas mulheres gordas e gemeas-identicas assim como Vanda e Valéria,elas vivem tentando dar um banho no cascão,mas no final nunca conseguem,elas são muito limpinhas








    •  

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário